Mostra é parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia
Até o dia 2 de dezembro, a estação São Leopoldo do Trensurb abriga a exposição itinerante Em Casa, No Universo, oficialmente sediada no Museu da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia, corrente em 2009.
Segundo o curador da exposição e professor do núcleo de astronomia da UFRGS, Basílio Santiago, o objetivo da exposição é aproximar as pessoas da astronomia contemporânea. “Mostrar não apenas o conhecimento acumulado nestes quatro séculos de uso do telescópio, mas também oferecer às pessoas uma visão do desconhecido, ou seja, das muitas perguntas ainda por responder”, afirma.
Em Casa, No Universo expõe desde Galileu Galilei e a invenção do telescópio até questões astronômicas mais atuais e que ainda não foram totalmente desvendadas pela ciência. A linguagem usada para falar com o público é interativa, principalmente no Museu da UFRGS, onde o espaço reservado aos astros é ainda maior.
Além da exposição, outras atividades comemorativas do Ano Internacional da Astronomia foram realizadas, para que as pessoas pudessem entrar em contato com essa área do conhecimento, que encanta a muitos. De acordo com Santiago, a astronomia faz parte de um conjunto de ciências responsáveis pelas tecnologias que dispomos hoje, além de ter sido fundamental para o desenvolvimento de teorias como a da Física Quântica e da Relatividade.
“O vestuário do nadador olímpico, a raquete do tenista, o material isolante acústico do estúdio, o isolante térmico de uso caseiro, a filmadora ou a câmara digital, o celular, tudo isso é tecnologia derivada do conhecimento em ciência pura, na qual a Astronomia está centralmente inserida”, explica.
Santiago coloca, ainda, que se aproximar da astronomia, para os cidadãos que não estão envolvidos cientificamente com ela, não é das tarefas mais fáceis, já que até mesmo observar as estrelas se torna complicado em função das luzes urbanas, consideradas uma espécie de poluição para a observação do céu.
Observatório
Quem tiver interesse em fazer uma observação mais profunda do céu, à noite, pode procurar o Observatório Astronômico da UFRGS, que fica ao lado da Praça Argentina, entre as avenidas João Pessoa e Osvaldo Aranha, bem próximo ao centro de Porto Alegre. As visitas podem ser realizadas nas terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas. Para obter maiores informações, o telefone do Observatório é 3308-3352.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário