
Escritor e roteirista tem no currículo obras como Amores Perros, Babel e 21 Gramas
Conhecido por seus livros, que foram traduzidos em mais de 18 idiomas, e seus famosos roteiros de filmes estralados por Sean Penn, Benício Del Toro, Tommy Lee Jones, Brad Pitt, entre outros, Guillermo Arriaga levou um público de mais de 50 pessoas a Sala dos Jacarandás, no sábado à noite, no Memorial do Rio Grande do Sul. A atividade integrou a programação da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Para Guillermo, jornalista e escritor possuem personalidades parecidas:“Assim como o escritor, todo o jornalista é arrogante, pois acreditamos que o que dizemos é importante. Mas há por traz disso um ato de simplicidade”, destaca. O escritor-roteirista teve sua relação abalada com Alejandro González Iñárritu, diretor de alguns filmes que escreveu, pois segundo Arriaga, o combinado entre os dois não foi cumprido e quando os filmes Babel e 21 Gramas foram divulgados saíram apenas como: “um filme de Iñarritu”. “Não estou de acordo em não colocar meu nome em um filme que eu fiquei quatros anos escrevendo”, explicou.
Em entrevista ao Jornal da Estação Guillermo Arriaga falou sobre sua trajetória e da importância da literatura na sociedade.
Jornal da Estação – Como surgiu o gosto pela literatura?
Guillermo Arriaga – Pelas mulheres. Porque gostava muito das mulheres e quando era criança me dei conta que me sentia melhor quando escrevia cartas, que quando falava com elas. A partir daí percebi que a palavra escrita me fazia sentir mais cômodo para dizer o que queria.
JE – Como é ser escritor na América Latina? Existem muitas dificuldades?
Arriaga – No meu caso não. Pelo menos eu me sinto muito privilegiado por ser um escritor mexicano, ter obras traduzidas em 18 idiomas e ter conseguido publicar livros aqui no Brasil. Sou muito sortudo, pois tenho obras publicadas no mundo inteiro.
JE – Porque a literatura é importante para as pessoas?
Arriaga - Nós temos histórias importantes para contar. Acredito que o que alimenta a literatura na América Latina é a experiência crua da condição humana e as contradições profundas da sociedade, que nos fazem ver o ser humano de uma perspectiva completamente original.
Sobre Guillermo Arriaga
Guillermo Arriaga nasceu em uma região bastante violenta da Cidade do México, tanto que aos 13 anos perdeu o olfato por ser recorrentemente vítima de violência. Contudo, como ele mesmo diz foi muito “afortunado” (sortudo em português), pois ao se tornar adulto teve uma sólida carreira como escritor. Seus trabalhos mais conhecidos são os roteiros dos filmes Amores Perros(2000), 21 Gramas(2003) e Babel(2006). Nos dois últimos, estrelas como Brad Pitt, Sean Penn, Tommi Lee Jones e Benício Del Toro atuaram. Além disso, dirigiu e escreveu Três Enterros(2005).
Nenhum comentário:
Postar um comentário