Quem não regularizar a situação terá o título de eleitor cancelado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está fazendo o recadastramento de todos eleitores da cidade de Canoas desde o dia 03 de novembro. O atendimento, ao contrário do que se possa imaginar, é rápido, cerca de 10 minutos.
O recadastramento biométrico é obrigatório para todos eleitores da cidade e quem não regularizar os documentos terá o título de eleitor cancelado. No Rio Grande do Sul, apenas Canoas está fazendo esse recadastramento.
“O recadastramento biométrico é a oportunidade para todas pessoas atualizarem seus dados, fazerem novas fotos e a coleta eletrônica das digitais. Tudo isso vai fazer parte de um grande cadastro nacional, que faz parte de um convênio entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, explica Cristina Vasconcellos, chefe da Central de Atendimento Biométrico (CAB). A previsão é que o trabalho de cadastragem continue nas demais cidades do Estado em 2011, após as eleições, e o cadastramento total de todos brasileiros está previsto para 2016. “Daqui algum tempo nós teremos um único documento, o Registro Individual Civil”, completa Cristina.
Para os moradores de Canoas, na próxima eleição, o sistema de conferência dos eleitores será feito através da leitura das digitais, que segundo o TRE, aumenta ainda mais a confiabilidade do sistema de votação. Desde o início do recadastramento foram atendidos mais de 20 mil eleitores, mas o número ainda é considerado baixo pelo TRE, que tem uma estrutura para atender até 2 mil pessoas por dia, mas que recebe, em média, a metade disso. “Esse número de atendidos é pouco perto do universo de 240 mil, que é o número total de eleitores. O que nos preocupa é que quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado”, alerta Cristina.
Saiba mais sobre o recadastramento
O recadastramento ocorre diariamente das 9h às 19h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Estão previstas apenas três interrupções, nos feriadões de Natal, Ano Novo e Carnaval. Para o atendimento, os eleitores devem comparecer à CAB-Canoas, no Conjunto Comercial, no centro da cidade, portando
o documento de identidade e comprovante de residência. A Carteira Nacional de Habilitação não será aceita para a confecção do primeiro título. Os cidadãos do sexo masculino com 18 anos ou mais deverão apresentar, também, certificado de alistamento militar ou de reservista.
As pouca demanda no início do recadastramento faz com que o processo tenha um tempo estimado de 10 min, pois não há filas. Confira como funciona o recadastramento.
Passo nº1 – Senha
Logo na entrada, após a conferência prévia dos documentos, são distribuídas senhas de atendimento. Idosos e pessoas com necessidades especiais têm prioridade. É possível fazer um agendamento pelo site www.tre-rs.gov.br .
Passo nº 2 – Atendimento biográfico
Nessa parte os eleitores fazem a atualização de dados e a conferência do endereço.
Passo nº 3 – Atendimento biométrico
As fotos e as digitais são capturadas. São coletadas as dez digitais dos eleitores que ficarão em um banco de dados do TRE e do Ministério da Justiça.
Passo nº4 - Entrega dos documentos
Após as três etapas iniciais, os eleitores saem com um novo Título de Eleitor e com todos os dados atualizados digitalmente. Depois desse processo, o eleitor estará pronto para votar em 2010.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário