Dia Mundial de Luta Contra a Aids traz o combate ao preconceito em 2009
Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, doença que atinge pessoas infectadas pelo vírus HIV. Neste ano, o principal tema da campanha que acompanha a data é a bandeira do não preconceito.
Com o slogan “Viver com Aids é possível. Com preconceito não”, o objetivo é dialogar com o público em geral, que, muitas vezes, conhece as formas de prevenção e de contágio do HIV mas, mesmo assim, tem um comportamento preconceituoso diante da doença. O site www.todoscontraopreconceito.com.br , do governo federal já está no ar, e conta com uma participação muito especial: a do cidadão que é contra a discriminação. Vídeos demais depoimentos estão à disposição, para que a rede de solidariedade em torno dos pacientes infectados se torne cada vez mais ampla.
Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 1980 e 2007, 474.273 pessoas foram infectadas pelo HIV no Brasil. No mundo, o número aproximado chega a 33 milhões de infectados. Apesar dos altos índices, no último dia 25, a OMS (Organização Mundial da Saúde) informou que o número de novos infectados no mundo caiu 17% nos últimos oito anos, resultado considerado positivo por pesquisadores. Recentes estudos apontam, também, que o número de infecções se mantém estável em quase todo o mundo, com exceção da África, que ainda tem índices altos.
Prevenção e Contágio
Mesmo que as formas de prevenção e contágio do HIV/Aids sejam muito comentadas em veículos de comunicação, é sempre bom reforçar os cuidados que se deve ter para não ser infectado com a doença. Além disso, se esclarecer sobre essas questões também é uma forma de combater o preconceito.
Assim NÃO se pega Aids:
Em relações sexuais com o uso correto de preservativos;
Aperto de mão ou abraço;
Beijo no rosto e mesmo na boca. Estudos indicam que o HIV está presente na saliva, mas que componentes da própria saliva são capazes de neutralizá-lo, evitando o contágio através do beijo;
Suor e lágrima também não transmitem o HIV;
Picadas de insetos não passam o vírus, assim como o uso compartilhado de talheres, copos, toalhas, banheiros e piscinas.
Como se pega Aids?
Em relações sexuais (oral, anal ou vaginal) sem uso de preservativos;
Uso de seringas por mais de uma pessoa;
A mãe infectada pelo vírus pode transmiti-lo ao bebê no parto ou por meio do leite, que também tem uma carga viral. Todas as gestantes têm o direito de realizar o teste do HIV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se diagnosticado precocemente, existem alternativas para que o bebê não seja contaminado pelo HIV no útero;
Uso de instrumentos cortantes que não estejam esterilizados.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário