Alunos têm atividade extra no horário inverso da aula
A inclusão de pessoas com necessidades especiais no Projeto Canoagem na Escola, da prefeitura de São Leopoldo, mostra que não há limites para os jovens que têm disposição. Desde o dia 23 de outubro, três alunos cadeirantes já participam das aulas, além de um quarto aluno, que é deficiente visual. De acordo com a coordenadora do programa Daniela Gomes Maioli, este é um projeto piloto onde serão atendidos, inicialmente, algumas crianças com necessidades especiais. "O objetivo, além da prática de inclusão social e educacional através da canoagem, é também resgatar as atividades lúdicas, desenvolvendo a coordenação motora", afirmou Daniela Maioli.
O projeto, que é desenvolvido pela secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Smed), recomeçou suas atividades no segundo semestre de 2009, na sua sede própria, que fica na Rua da Praia, 157, bairro Rio dos Sinos. A nova infraestrutura conta com dois vestiários (masculino e feminino), banheiro, cozinha, escritório e uma sala para guardar os materiais. Além disso, há uma área de lazer (futebol, vôlei, e frescobol) e uma horta mantida pelos próprios integrantes do projeto, onde eles aprendem a plantar e cultivar verduras, temperos e chás para o próprio consumo.
Conheça o projeto
No total, mais de 100 pessoas participam das atividades, no turno inverso ao da escola, além de integrantes de projetos de entidades sociais e comunidade em geral. Além da idade (a partir de nove anos), há algumas exigências para participar, como a comprovação da matrícula em escola para os menores de 18 anos. Quem tiver três faltas sem justificativa, terá que dar lugar para outra criança que quiser fazer parte do projeto. Mais informações através do fone (51) 3589-1829, 3589-6666.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário