quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Oceanário poderá atrair turistas à região



Projeto prevê convênio entre órgãos federais, estaduais, municipais e da iniciativa privada


Uma reunião no mês de outubro, que reuniu o secretário de Turismo do Estado, José Heitor Gularte, o prefeito Gilmar Rinaldi e o vice Fladimir Costella, acompanhados de secretários municipais e empresários de Esteio, além de secretários e diretores de Administração e Turismo, foi o primeiro passo para a construção de um oceanário ao lado do Parque Assis Brasil.

Para Gularte, secretário de Turismo do Estado, “O impacto deste projeto é tão grande que vai transformar o Rio Grande do Sul”, considera. Na ocasião os presentes concordaram em unir esforços para construir um cronograma com as etapas necessárias para criar o complexo turístico. No entanto, uma das questões complicadas que envolvem o início da obra, é a desapropriação de famílias que moram no terreno do Estado. O juiz da 2ª vara cível de Esteio, Lucas Maltês, concedeu uma liminar obrigando os moradores do terreno a deixarem suas casas em um prazo de seis meses.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Esteio, a responsabilidade de reassentar as famílias que moram no terreno onde será construído o oceanário é do Governo do Estado, pois o terreno pertence a ele. Enquanto isso, a administração municipal deve analisar a situação para discutir possíveis soluções com a esfera estadual.

Diante da liminar expedida pelo juiz, abre-se caminho para discutir a cessão do terreno ou a abertura de um edital de licitação, conforme análise da Secretaria de Administração e Patrimônio do Estado. “Há muitos anos lutamos pela boa utilização dessa área nobre e agora concretizamos mais um passo importante”, avalia Rinaldi, prefeito de Esteio. Tendo em vista a sua área geográfica estratégica, às margens da futura BR-448 e da BR - 116, o parque temático integra um conjunto de iniciativas para alavancar o potencial turístico e a matriz econômica da cidade.

Após a reunião, foi indicado um grupo de trabalho composto por representantes do município, do Estado, de empreendedores e de entidades de Esteio, para discutir as próximas ações do projeto.



Conheça o projeto


O complexo turístico, idealizado pela empresa Oceanário Sul, em parceria com investidores internacionais, prevê a construção de um conjunto de aquários, centro de convenções, centro de ciências e pesquisas, shopping temático, torre panorâmica com 290m de altura e hotel. Além da criação de 1700 empregos diretos, um convênio com a UFRGS será firmado, para pesquisas e investimento de quase R$100 milhões. O projeto deve revolucionar a vocação turística e econômica de Esteio.



Oceanário

O Oceanário é um museu de biologia marinha. Ele é como um aquário gigante, construído para que as pessoas possam observar a fauna e a flora através de grandes painéis de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário