A cantora Mart’nália esteve recentemente na capital gaúcha e, numa entrevista exclusiva, contou um pouco do seu trabalho e inspiração
Mart'nália esteve em Porto Alegre no mês passado para apresentar seu show no Opinião. A cantora carioca, filha do famoso sambista Martinho da Vila, lotou a casa de shows numa noite de quinta-feira. Apesar de ser encarada pelo público gaúcho como uma novidade da MPB brasileira, Mart’nália está na estrada desde 1987.
Ela se tornou conhecida do grande público recentemente, quando uma das suas músicas virou tema de abertura da novela das 19 horas da Globo, Três Irmãs. “Don’t Worry, Be Happy” é uma mistura de reggae, samba e de todas as influências de Mart’nália.
E foi num dia de correria e divulgação do trabalho que conseguimos conversar com a cantora, que tem um astral ótimo. Como suas músicas.
JE: Como você define a sua sonoridade, seu estilo?
Minha música não é um samba cru, é mais misturado. Meu show é uma alegria porque eu estou tocando em família, então a gente se diverte. É um show para dançar, mas quem quiser beijar, beija, é um show bastante livre, como a minha cabeça. O que eu quero é que as pessoas saiam alegres dos meus shows.
JE: Como é o seu repertório?
Os meus discos mostram que eu canto Moska [Paulinho] e sigo um montão de tendências, tudo o que me circula. Eu cresci no samba, gosto e faço parte da Bateria da Vila, mas na hora de cantar eu uso tudo o que está a minha volta desde Nei Matogrosso, Lulu Santos e Jorge Ben Jor até Lenine e Elba Ramalho.
JE: Incomoda você quando as pessoas, que não conhecem o seu trabalho, a consideram puramente sambista?
Eu não sou só sambista, posso cantar rock in roll, posso cantar qualquer coisa. Para mim é mais como um desafio, porque o Brasil é grandão e cada região tem a sua própria música, graças a Deus, e poder vir divulgar o meu trabalho [onde ele não é muito conhecido] é uma grande oportunidade
JE: E a internet, como funciona para você? Ela te ajuda?
Eu tenho orkut e my space. Twiiter e Facebook eu não uso porque eu tenho preguiça. Se não, não dá tempo nem de cantar nem de beber [risos...]. E também tenho o site, que é uma coisa legal. Lá você pode ver meus discos antigos e a minha história.
JE: Você é carioca da gema. O que você achou sobre a escolha do Rio de Janeiro como Sede das Olimpiadas 2016?
Eu gostei muito e acho que para o Rio de Janeiro vai ser um bom empurrão para ajeitar os problemas o mais rápido possível. Acho que é a cidade certa porque ela é a mais esportiva do Brasil. Olimpíadas são uma oportunidade também para a criançada, para formar gente nova no esporte, porque o esporte educa e une: já vi pessoas que estão aprendendo a falar outras línguas para se comunicar com os outros. O esporte, como a música, são duas das coisas que mais divulgam o brasileiro no exterior. É uma oportunidade única "para essa gente brasileira mostrar seu valor!"
Martinalia usa a internet, como 99% dos artistas, para divulgar o seu trabalho. Sua voz macia e rouca são pano de fundo do site http://www.martnalia.com.br/. Ali você pode acompanhar as novidades, fotos e a agenda da cantora, além poder ouvir as faixas dos 7 CDS já lançados por ela.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário