Muitos livros e muitas histórias para contar. Os personagens estão dentro das obras e também fora delas, folheando os livros que estão expostos nos estandes.
A Feira do Livro de Porto Alegre reúne apaixonados por leitura, curiosos de plantão e novos leitores. O que todas essas pessoas têm em comum? Elas dividem a opinião: que a maior Feira de Literatura à céu aberto da América é um orgulho para os gaúchos e que as emoções, como tão bem está explícito nos acessos de entrada e marcadores de página, estão esperando por todos dentro dos livros.
Dona Conceição, de 78 anos, por exemplo, é freqüentadora assídua da Feira: “Agora eu estou levando um livro de contos. E também não resisto às promoções. Eu acho uma judiaria, R$ 2 um livro. Esses eu não posso deixar de levar. E também a gente não encontra nas livrarias o que encontramos aqui, são raridades.”
Vitória e Maiara têm 15 anos, são moradoras de Sapucaia do Sul e vieram com a escola Rubem Dario à Feira. “É a primeira vez que viemos aqui. Estou achando incrível pela variedade de livros e pelos preços” conta Vitória. Maiara diz que reservou um dinheiro para comprar alguns livros “mas dá vontade de levar todos”.
Cássia e Alcibiane são gêmeas, têm 11 anos e acordaram cedo para poder conferir os espaços da Feira. “Somos de Rosário do Sul, viemos com a nossa escola. Saímos de lá às 2 horas da manhã e chegamos aqui às 7h”, conta Cássia. Elas comentaram que estão gostando muito e que, apesar de madrugar para vir a Porto Alegre, não estavam cansadas. Talvez a magia do mundo dos livros deu essa energia a mais para as garotas.
Rosimeri, 43, e Mikael, 8, são moradores de Canoas e usaram o trem para vir à Porto Alegre. “Todo o ano a gente procura vir e achei a Feira deste ano muito boa!”
Walmor Fortes, tem 71 anos e procurava um dicionário de português: “A bem da verdade venho à Feira do Livro desde sua primeira edição. Há 55 anos eu sou fã da Feira. Eu adoro livros, mesmo com a internet, que é um instrumento muito bom, mas não dá para dispensar um livro”.
E não são só os consumidores que gostam do evento. A vendedora Ivone é funcionária pública aposentada, tem 60 anos e está trabalhando como vendedora na Feira: “é a primeira vez que estou trabalhando aqui, mas sempre freqüentei a Feira. Eu estou adorando o contato com o público e tenho paixão por livros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário