terça-feira, 10 de novembro de 2009

Saiba como proteger seu carro antes de pegar a estrada


Viajar com a família nos finais de semana é muito bom independentemente do destino. Se a opção for pegar a estrada de automóvel, são necessários alguns cuidados para que a viagem não seja interrompida pela falta de manutenção do carro.

Somente no feriadão de Nossa Senhora Aparecida, entre 10 e 12 de outubro, foram registrados 190 ocorrências nas rodovias federais, muitas causadas por imprudência dos motoristas. No entanto, estima-se que 5% dos acidentes que ocorrem em solo brasileiro tenham causa na falta de revisão das principais peças do veículo.

Segundo o consultor Isaías Vargas dos Santos, o carro também faz parte da família e merece cuidados para que ele cumpra sua tarefa de transportar as pessoas em segurança. Uma das prioridades são os pneus, que também precisam ser inspecionados. “Não se pode andar com o pneu no seu limite de substituição, chamado de twi, pois o carro pode passar por uma aquaplanagem e neste caso não conseguirá frear adequadamente.

"""A aquaplanagem é quando os pneus do carro, ao passar por uma poça de água, perdem o contato com o chão, facilitando a ocorrência de derrapagens. """


MOTOR:

Também técnico de mecânica, Isaías Vargas dos Santos, explica os principais cuidados antes de encarar a estrada é a verificação das peças como o motor. “Na parte do motor, as peças principais são os óleos e filtros. É necessário trocar essas peças a cada seis meses ou quando o veículo completa 10 mil quilômetros”, explica. O consultor ressalta que a manutenção dessas peças são fundamentais para que o motor não superaqueça. Além disso, destaca que alguns óleos são feitos para rodarem uma quilometragem menor, por isso o motorista precisa ficar atento para trocá-lo no momento adequado.

Outro ponto importante que ajuda a manter o motor saudável é o líquido de arrefecimento, com ele a temperatura é estabilizada, evitando o desgaste e o aquecimento do motor. “O líquido de arrefecimento, a famosa água do radiador, mantém a temperatura do motor, evitando que ela ultrapasse os 100°C” diz Santos, acrescentando que essa é uma das principais razões pela qual muitos carros falham na estrada. “Isso acontece muito quando se vai à praia, por exemplo. O trânsito é mais pesado, favorecendo o superaquecimento do veículo”.

FREIO:

Peças como disco e pastilhas de freio merecem atenção especial, pois são elas que permitirão que o carro consiga frear com eficiência, evitando graves acidentes. “Na parte da suspensão, nós temos o disco e as pastilhas. Faltando essas peças, o carro pode ficar sem freio”, destaca Santos.

REVISÃO É IMPORTANTE:

Para aqueles que preferem não revisar o carro antes da viagem no feriado por questões financeiras, é importante frisar que o valor gasto com o conserto depois de um acidente pode ser mais alto do que o da própria revisão. “A primeira revisão básica em um veículo novo sai por cerca de R$149,00.”, diz o consultor, que sugere também que a atenção do motorista é indispensável: “Falando em segurança, nós temos muitas coisas, desde a atenção do motorista até as peças do veículo. Carro é bom para quem sabe cuidar dele e quem quer viajar com a família deve fazer isso em segurança”, finaliza.


ESPECIAL - Manutenção do carro

Há uma semana, um carro com o motor em chamas foi flagrado no Túnel da Conceição, no Centro de Porto Alegre. O consultor técnico de mecânica Isaías Vargas dos Santos explica a ocorrência. “O que pode ter acontecido é um superaquecimento do carro. O carro é uma panela de pressão, o líquido de arrefecimento do motor pode aquecer e, como não tem vazão, a tampa protetora explode e por isso aquela água quente jorra para cima, podendo gerar as chamas.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário