Projeto Atleta Cidadão terá inclusão de pessoas com necessidades especiais
Na última edição do Jornal da Estação fizemos uma matéria sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais em aulas de canoagem, na cidade de São Leopoldo. Outra boa notícia é que ações como essa estão se espelhando pelas cidades da região, pois agora é a vez de Canoas pensar em políticas públicas votadas para esse público.
Na última terça-feira, dia 10, foi realizada uma reunião entre o gestor do projeto Atleta Cidadão do Futuro, João Luis Klein, e a titular da Coordenadoria Municipal de Inclusão Social e Acessibilidade, Ony Teresinha, que tratou da inclusão social de pessoas com deficiência.
“Essa iniciativa tem duas dimensões – a social e a de rendimento. Queremos trabalhar a questão da acessibilidade em ambas”, destaca Klein. Durante o encontro, algumas diretrizes foram propostas e uma das primeiras atividades será a identificação e sistematização dos atletas, nos diferentes segmentos de deficiência, para que se possa pensar em políticas de acordo com a demanda do município.
Para a titular da Coordenadoria Municipal de Inclusão e Acessibilidade, Ony Teresinha, oportunizar a deficientes físicos, sobretudo a deficientes mentais, uma chance de praticarem algum esporte, significa tirá-los de uma situação de exclusão total. “Devido à idade avançada, muitos deles não podem estar mais na escola. Nesse caso, o esporte pode atuar para compensar a ausência de visibilidade social, além de trazer benefícios à saúde”, observa.
O projeto Atleta Cidadão do Futuro prevê 13 núcleos para promoção de esporte de rendimento, nas seguintes modalidades: atletismo, futebol, futsal, judô, handebol e voleibol masculino e feminino. Para manter o programa estão previstos convênios com
entidades desportivas, universidades ou demais instituições que se interessem em participar do projeto. Mais informações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) ou através dos telefones 51 3427-1378 ou 51 3427-1378.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário