sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A reciclagem como garantia de emprego e mais dignidade


Parceria entre entidade de recicladores e prefeitura oportunizou maior qualidade de vida no trabalho


A aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Esteio permitiu que a sede da Associação Mãos Amigas de Recicladores (AMAR) fosse transferida para o espaço destinado à reciclagem, que pertence à Secretaria de Meio Ambiente (SMMA). A antiga sede da AMAR, que era no prédio do entreposto, localizada na Vila Hípica, não comportava os equipamentos para o processo de finalização da reciclagem.

No novo endereço, os associados da AMAR dividirão o espaço com outra entidade, a Associação dos Recicladores e Catadores de Esteio (ARCA). Nesse novo local as entidades poderão dar conta de todo o processo de reciclagem, que começa com os catadores e vai até a compactação do material selecionado.

A AMAR, que é parceira da Prefeitura, integra o projeto de desenvolvimento e cidadania da Petrobras e também conta com o apoio da cooperativa Cotrael e está esperando a liberação de recursos da Petrobras, para aquisição dos equipamentos necessários para a finalização do processo de reciclagem.

“Além de contribuirmos com a preservação de meio ambiente através da coleta seletiva, estamos contribuindo também para a inclusão social, uma vez que geramos renda para as famílias e capacitamos os associados para o mercado de trabalho”, avalia Iris Lemos, servidora da prefeitura e responsável pela coordenação da associação.

Atualmente a equipe da AMAR é constituída por oito mulheres, que vivem em situação de risco social. Contudo a proposta é ampliar o quadro de associados: “Antes, quando eu trabalhava como catadora, era muito humilhada. As pessoas achavam que eu não trabalhava e andava mendigando. Com o trabalho da associação, sou respeitada, e as pessoas chegam a guardar material pra gente”, explica Maria Geci Ribeiro Silva, que é vice-coordenadora da AMAR.



Horário de funcionamento


O horário de funcionamento da AMAR é de segunda e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A AMAR tem disponíveis 17 vagas e as pessoas interessadas em participar da associação podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Av. Luiz Pasteur, 7275) ou entrar em contato pelo telefone 3473-0715.


Foto: Tamires Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário