Desde a quantidade de luz até o uso de fertilizantes, os vegetais precisam de muita atenção
Ter plantas em casa normalmente serve para dar mais vida ao local, mas às vezes acabam gerando dor de cabeça. Isso porque, muitas delas não se adaptam ao lugar onde foram abrigadas. Portanto, para manter as folhagens e flores saudáveis em ambiente domésticos, são necessários alguns cuidados especiais.
O decorador José Luiz Milanez, proprietário de uma floricultura no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, explica que alguns elementos como luminosidade e circulação de ar são essenciais para ter sucesso com as plantas dentro de casa. Segundo ele, em um apartamento, por exemplo, os espaços ao ar livre devem ser aproveitados. “O primeiro ponto é onde vai ser colocada a planta, e isso varia bastante, porque tem plantas que necessitam de muito sol e vento. Se houver uma sacada ou uma varanda aberta é ótimo”, diz.
O cuidado primordial com qualquer espécie vegetal é que ela seja regada com a freqüência necessária. “Alguns clientes chegam querendo uma planta que não precise molhar, mas isso não existe. O mínimo de cuidado é molhar a planta: algumas delas devem ser molhadas uma vez por semana, outras três vezes”, destaca o decorador. Segundo ele, existem algumas espécies que se adaptam melhor a ambientes com menor quantidade de luz, como é o caso das samambaias, bromélias e orquídeas.
Para as pessoas que têm animais de estimação, a atenção deve ser redobrada. Primeiro, para que os animais não destruam as plantas. Segundo, porque algumas plantas tem componentes que podem fazer mal aos bichos. “O ideal é usar suportes mais altos para que o animal não tenha acesso direto às plantas, além de escolher um tipo de planta que não seja tóxica”, afirma o decorador.
Quem não vive em apartamento também precisa ter certa atenção. Assim como existem plantas que precisam de muito sol e têm mais dificuldade para sobreviver em apartamentos, existem aquelas que não devem tomar sol durante todo o dia e não se relacionam bem com o ambiente dos jardins abertos em pátios de casas. “Tem que verificar bem o tipo de iluminação, a quantidade de sol durante o dia. Espécies que vivem com meia sombra, como alguns tipos de bromélias, por exemplo, se pegarem sol direto podem queimar”, completa Milanez.
Saiba Mais
Plantas que vivem em vasos têm menos possibilidade de extrair nutrientes do solo, em relação àquelas plantadas em solo firme. Para contornar a situação, o uso de fertilizantes uma vez por mês ou, pelo menos, a cada dois meses, pode ajudar a suprir a quantidade de substâncias que a planta precisa para manter-se saudável. Revirar a terra também é importante, naturalmente, esse trabalho é realizado pelas minhocas. Então, caso existam poucas ou nenhuma minhoca no vaso das suas plantas, vale revirar a terra com uma pá.
Plantas indicadas para apartamento, em áreas de pouca luz e vento:
Lírio da paz, bromélias, cactus, palmeiras, palmeiras ráfis, ficus, violetas, hortênsias e orquídeas.
Plantas indicadas para casa, em áreas de muita luz e vento:
Plantas frutíferas, amor-perfeito, gerberas, azaléia e gerânio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário