
Com duas origens distintas, o Halloween ganha espaço em terras brasileiras
O Halloween, ou Dias das Bruxas, pode não ser uma festa típica brasileira, mas, aos poucos, vai ocupando espaço no calendário e no imaginário local. A festa de Halloween, como conhecemos hoje, teve sua origem aproximadamente no ano de 600 a.C, e era uma celebração do povo Celta (atual Irlanda) aos mortos.
O dia 31 de outubro, que na época marcava o fim do verão, era cultuado por ser o dia em que os fantasmas deixavam o cemitério para perambular pelas cidades e, na verdade, não tinha a ver com as bruxas. Nessa tradição, considerada pagã, as pessoas colocavam em frente as suas casas objetos que pudessem repelir as assombrações, como espantalhos, abóboras com feições assustadoras, caveiras, ossos e outros artefatos macabros.
Existe também outra história, essa consagrada cristã, que teria dado origem ao Halloween. A Igreja Católica considerava o dia 13 de maio como Dia de Todos os Santos. A data foi modificada para o dia 1º de novembro e como era uma grande festa católica, acontecia uma vigília a Todos os Santos, que era realizada um dia antes do evento, ou seja, 31 de outubro. Em inglês, a Vigília de Todos os Santos escreve-se All Hallow’s Eve. Com o passar dos anos, a expressão foi se modificando até chegar ao Halloween que conhecemos hoje.
Mais recentemente, o Dia das Bruxas tornou-se uma grande festa popular, principalmente nos Estados Unidos, onde crianças e jovens saem às ruas repetindo a famosa frase “doces ou travessuras?”. No Brasil, a festa tornou-se mais conhecida com a influência da cultura norte-americana repassada através de filmes e seriados de televisão. Além disso, o crescente número de cursos do idioma inglês também fez com que a festa, tradicionalmente de países anglo-saxões, ficasse conhecida em solo brasileiro.
Saiba como fazer a sua abóbora iluminada de Halloween
Se você for fazer sua própria festa de Dia das Bruxas, não pode faltar uma abóbora decorada ao estilo e para isso, é preciso:
Uma abóbora do tipo moranga
Vela e fósforos
Um pires
Faca e colher
Na base da abóbora, faça um corte circular usando como molde o pires. Com a colher, tire as sementes e a polpa da abóbora. Com a ponta da faca, desenhe e corte o rosto da abóbora, dois triângulos no local dos olhos e um menor representando o nariz. A boca deve ser grande, para dar o ar assustador necessário para o Dia das Bruxas!
A vela deve ser apoiada no pires, e a abóbora, que já estará com o corte exato, deverá ser encaixada em cima no pratinho. Assim, você terá sua lanterna de abóbora para assustar quem quiser no próximo dia 31!
Entre pais e filhos
O dia das Bruxas é uma boa oportunidade para unir pais e filhos em torno de histórias infantis. Você mesmo pode organizar uma festinha em casa, fazendo uma abóbora especial e enchendo um cesto com balas e pirulitos. Em um determinado momento da festa sugerimos uma “Hora do Conto”. Os textos escolhidos devem tratar de bruxas e feitiços e, depois da leitura, que tal preparar uma poção mágica da felicidade? Os ingredientes você pode inventar e temos certeza que a garotada vai adorar essa diversão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário